Nos passados dias 11 e 12 de Dezembro tiveram lugar em Lisboa e Porto, respectivamente no Instituto Geográfico do Exército e na Ordem dos Engenheiros – Região Norte, mais umas Jornadas GeoTool Box Ibérica dedicadas à fotogrametria. Com a participação, distribuída pelos dois eventos, de um número aproximado de 50 assistentes, provenientes de diversas empresas, organismos oficiais e universidades Portuguesas, tivemos a oportunidade de focar os seguintes temas:

  • As novas câmaras digitais fotogramétricas da Vexcel e os novos módulos do software UltraMap para a geração de nuvens de pontos de grande densidade e true-orthos automáticos.
  • O estado actual da estação de restituição digital Summit Evolution da DAT/EM, e a sua componente de aquisição directa em ambiente ArcGIS.
  • O novo produto UAS ApplicationsMaster da Inpho, orientado para o processamento de dados provenientes de UAS/UAV.
  • Apresentação do eCognition, da Trimble, um software que a GTBi passou a representar recentemente, e que permite combinar dados geoespaciais de diferentes fontes, para realizar os mais diversos tipos de análises, classificações e comparações.